quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Nossa História

A Sociedade Professor Heitor Carrilho foi fundada em 05 de abril de 1955, em Natal pelos senhores Paulo Dias,  Sinésio Dias, Eider Furtado, Rui Paiva, Adoasto de Souza, Raimundo Chaves, Militão Chaves e Severino Lopes da Silva.
Inicialmente, os objetivos da entidade eram de acolher pacientes egressos dos Hospitais de Psiquiatria. Após a fundação os objetivos foram redefinidos atendendo a solicitações de professores da rede estadual de ensino para ampliação da assistência para alunos com dificuldades de aprendizagem e portadores de deficiência. Na época não havia nenhum programa do Estado que contemplassem essas pessoas, sendo um trabalho pioneiro, uma vez que antes existia no Brasil apenas a Pestalose. Pensar um modelo de assistência ao portador de deficiência há 53 anos em Natal significou romper com concepções e práticas que deixavam a margem grande parcela de indivíduos que tinham limitados o seu convívio social e o desenvolvimento da sua autonomia.

É certo que a Sociedade Prof. Heitor Carrilho ao longo dos anos vem contribuindo para uma vida mais feliz, produtiva, com respeito a dignidade, as diferenças e com mais afetividade, voltada para trabalhar a reabilitação, qualificação e integração das pessoas com deficiência à sociedade. Todo estudo, instalação de serviços de atendimento ao portador de deficiência múltipla no Estado foi iniciado pela Sociedade Professor Heitor Carrilho; só depois de muitos anos, o Governo começou a se interessar pelo atendimento ao portador de deficiência múltipla.